Marte, o Guerreiro
Eu tenho paixão por Marte e ele simboliza isso juntamente com ação, ousadia, vitalidade, força muscular, virilidade e energia sexual! Representa a capacidade de sobrevivência, o instinto para a  procriação e preservação da espécie humana.

Marte é a energia que nos empurra para a frente, é o não ficar à espera por aquilo que se deseja mas lutar com toda energia que tenhamos, ainda que estejamos sozinhos nessa luta.
Marte é a força de vontade e sem ela a vida não avança e nada se realiza! Os sonhos não ganham forma e as mudanças não se fazem…

Marte é o arquétipo do guerreiro e todos somos guerreiros, guerreiros ao nascer, guerreiros ao morrer e guerreiros pela vida fora. Todos os dias travamos uma batalha que é só nossa.
Ainda antes de nascermos fomos o resultado do espermatozoide mais rápido, o que lutou e ganhou a conquista pela vida.
Quando nascemos, amnésicos do que escolhemos enfrentar na vida, é com coragem que entramos neste mundo. No primeiro choro anunciamos a nossa chegada!
Depois, pela vida fora somos guerreiros nas mais diversas formas: na luta pela nossa sobrevivência, na afirmação da nossa individualidade, no combate à doença, na superação dos desafios e frustrações da vida, na aceitação das perdas e das derrotas.

No final, somos guerreiros até ao último suspiro e com coragem e rendição deixamos este mundo, passamos a outra dimensão …

 

O Guerreiro e a sua Batalhas

Na sua forma de lutar cada guerreiro tem a sua estratégia e age de forma diferente: uns diretamente e abertamente, outros mais subtilmente e silenciosamente,…no entanto, ninguém sempre ganha ou sempre perde, faz parte da dinâmica da vida.

Mas, lutar sem direção criativa e sem foco é descontrolo, é dispersão de energia, pode ser caos, guerra sem sentido. É a guerra que destrói, é a competição desenfreada, é o ganhar só para alimentar o ego mas sem retorno evolutivo, é o acumular karma.

Visionário é o guerreiro que sabe quando é momento de aceitar, desistir, ou render-se, consciente que é mais corajoso e forte quem disto tem conhecimento do que aquele que continua a batalha quando esta já não lhe pertence.

É sobretudo nas derrotas que o Guerreiro se destaca e também pode emergir mais forte, se em cada momento de dor e escuridão em vez de resistir ou persistir, deixar fluir e na sua fé acreditar que algo maior esta por vir!

E quando a energia de Marte encontra-se reprimida no guerreiro? Isto pode ser a sua autodestruição escondida numa depressão ou numa lenta estagnação… É a triste desmotivação pela vida, é o sobreviver em vez de viver…É o guerreiro desacreditado e solitário, desconetado da fonte da vida. Pode ser o momento de reconhecer num grito de socorro que precisa de ajuda, porque há alturas em que a recuperação e cura vem do deixar ser ajudado.

 

Marte e a saúde

Marte rege o sistema imunitário (o sistema que combate as doenças) e quando estamos deprimidos, sem ânimo,  o sistema imunitário fica enfraquecido e dessa forma é mais fácil ficarmos doentes. Assim, para um bom sistema imunitário faz sentido alimentarmos e ativarmos a nossa energia física, é por isso que o próprio exercício físico faz tão bem e revitaliza.


Marte no Mapa Natal

A posição de Marte no mapa natal, ou seja, o signo e casa onde está posicionado e seus aspetos com outros planetas e pontos relevantes, descreve a maneira de combater, lutar, conquistar, agir e competir. Por exemplo, o signo informa sobre o nosso “estilo de guerra”, a forma como lidamos com ameaças externas, como defendemos o nosso território, como lutamos por aquilo que desejamos conquistar, como superamos/evitamos as doenças e como nos afirmamos. Indica também o tipo de experiências e atividades que alimentam a nossa energia física e como expressamos o nosso lado mais agressivo e competitivo.

A casa astrológica onde está Marte mostra em que área de vida tendemos a ser mais corajosos, ativos e  competitivos. Onde queremos ganhar e onde focamos mais energia física. Onde tendemos também a ter mais iniciativa.

Os aspetos de Marte com outros planetas e pontos descrevem em maior detalhe a forma como o simbolismo Marte é expresso e os resultados que tende a criar 


Marte nos Elementos

Com Marte em signos de Fogo (Carneiro, Leão e Sagitário) as armas de guerra são a energia física, a rapidez de ação e a coragem.
A força de vontade é alimentada pelo entusiasmo, pela alegria e pela inspiração. Cristiano Ronaldo tem Marte (e também Vénus) no signo de Carneiro. Ele é fisicamente imparável. É na sua resistência muscular que provavelmente está a sua maior força. O entusiasmo dos fãs alimenta certamente a sua energia física.
 
Com Marte em signos de Ar (Gémeos, Balança e Aquário) a luta faz-se pelo intelecto, pela comunicação e pelas ideias. São os ativistas, os defensores das grandes causas que trazem mensagens de coragem. Um bom exemplo é Martin Luther King que tinha Marte em Gémeos. A famosa frase “I have a dream…” no seu discurso em que falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos, ilustra bem o que é ser um mensageiro guerreiro. É pelo impato das palavras que a pessoa se revitaliza.
 
 
Com Marte em signos de Água (Caranguejo, Escorpião e Peixes) a guerra tem expressão em formas mais subtis e indiretas. As armas são a intuição, a visão 360º e a resiliência emocional. Gandhi tinha Marte (e também Vénus) em Escorpião e a sua forma de luta pela greve de forme demonstra extraordinariamente a sua resiliência emocional. Foi abrindo uma ferida profunda que foi alastrando até a batalha ser ganha.

 
 
Com Marte em signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) a coragem e a energia combativa expressa-se de forma objetiva, seguindo-se uma estratégia com foco na concretização de algo prático. Madre Teresa tinha Marte em Virgem e as suas obras que tantas pessoas ajudaram perduram ainda hoje.

 


Marte combinado com outros Planetas

Marte e Lua, a luta faz-se de forma instintiva  e reativa.
Marte e Sol, a luta faz-se com coração e com criatividade.
Marte e Mercúrio, a luta faz-se de forma racional e objetiva.
Marte e Vénus, a luta faz-se com cooperação e amor.
Marte e Júpiter, a luta faz-se com visão e fé.
Marte e Saturno, a luta faz-se com resistência e disciplina.
Marte e Neptuno, a luta faz-se sem limites e com imaginação.
Marte e Plutão, a luta faz-se até morrer e renascer.


Que sejamos todos guerreiros da Luz confiando que “Deus protege os audazes”.


Obrigado pela partilha | monica teixeira | DFAstrolS