A Linguagem Astrológica
A Astrologia é uma linguagem e como qualquer outra linguagem é composta por símbolos e regras.

É uma linguagem especial que funciona com base no principio da correspondência. Este príncipio permite ligar coisas  e conceitos aparentemente diferentes mas que partilham um mesmo simbolismo.  O que significa isto?
 
Cada símbolo astrológico (Sol, Lua, planetas, signos e casas astrológicas) tem correspondência com um significado central (uma base de interpretação) bem definido que não se intercepta com o significado dos outros simbolos.
Por exemplo, a Lua tem como base de interpretação o estar associada aos instintos, à busca de alimento físico e emocional. A partir desta base (significado central) podemos derivar outros (sub)significados que têm uma relação (direta ou indireta) com o seu significado principal, é o caso de: reações emocionais, mãe, família, comida, maternidade, proteção,  segurança emocional entre muitos outros. 
Assim, por mais palavras-chave que se associe ao significado de um planeta, signo ou casa astrológica nunca conseguimos abarcar todos os significados porque as correspondências são infinitas.... O mais importante é conhecer bem a base de interpretação de cada símbolo, a lógica que está por trás, e até a sua história e origem...
Na linguagem astrológica podemos fazer corresponder:
  • A Lua, Sol, planetas aos sujeitos, representam “O quê?
  • Os signos aos adjetivos, representam “Como?
  • As casas Astrológicas (setores de vida), representam “Onde?
A figura abaixo, de uma forma redutora mas simples tenta mostrar a base para interpretação da linguagem astrológica, permitindo a um iniciante dar os primeiros passos na exploração do seu mapa. Ajuda a interpretar peça por peça o grande puzzle que é o seu mapa astral. É um começo…

Se tens o teu mapa à mão, ora experimenta seguindo os passos básicos, a seguir à imagem, fazer pequenas interpretações. Se não tens podes gerá-lo gratuitamente em alguns sites como este: www.astro.com


 
Passos básicos:
1º ) selecionar o planeta, o quê?  Por exemplo, vamos pegar em Vénus que representa amor (significado central), mas também o que valorizamos, o nosso poder de sedução, os nossos gostos, o que nos traz equilíbrio e paz, o nosso sentido de estética, os nossos gostos artísticos...).

2º ) ver em que signo esse planeta está posicionado, ou seja, ver como é que se vai manifestar, ou seja, que qualidades vai herdar.  Por exemplo, se Vénus estiver em Gémeos podemos dizer que existe uma ligação entre amor e comunicação porque a comunicação está fortemente associada ao signo de Gémeos (assim como curiosidade, informação, negociação..). Isto leva-nos a concluir, por exemplo, que uma pessoa com Vénus em Gémeos valoriza a comunicação no amor, tira muito prazer do contato com pessoas com quem é capaz de criar relações intelectuais, valoriza a informação e gosta de aprender um pouco de tudo, gosta de estar ao corrente das notícias, e é do tipo de pessoas que seduz através de uma boa conversa... 

3º) ver em que casa astrológica está posicionado o planeta, ou seja, ver onde ele vai manifestar-se de forma mais consciente. Por exemplo, se Vénus estiver em Gémeos na casa 9 isto pode levar-nos a concluir coisas como: prazer (Vénus)  em ensinar e aprender (Gémeos) um conhecimento que traz expansão de horizontes físicos e intelectuais (casa 9), tendência para apaixonar-se (Vénus) por  pessoas com múltiplos interesses (Gémeos) e/ou de outras culturas (casa 9), …Experiências ligadas a relacionamentos no estrangeiro, formações prazerosas no estrangeiro. São apenas alguns exemplos. Na realidade a beleza da linguagem astrológica vem muito do fato de poder dizer tanto a partir de símbolos, mas é importante nunca esquecer as suas regras e os significados centrais de cada componente. Caso contrário facilmente podemo-nos perder e baralhar os conceitos.

Uma interpretação aprofundada, integrada e personalizada do mapa pode ser uma experiência transformadora e altamente reveladora sobre aquilo que podemos ser e o ponto onde estamos... No entanto, esta deve ser feita com um profissional, porque mesmo os melhores softwares de astrologia (integrando técnicas avançadas de inteligência artificial), não substituem o papel do astrólogo que analisa o mapa de uma forma integrada, contextualizado à vida da pessoa e ao que é relevante no momento presente.

Se tiveres interesse em explorar o teu mapa comigo consulta aqui.

Obrigado pela partilha | monica teixeira | DFAstrolS